quarta-feira, 6 de abril de 2016

REINO MONERA = MONO = UMA CÉLULA

  • Bactérias
  • Cianobactérias
Características:
  1. Célula.
  2. Colônias (aglomerado): sem diferenciação e filamentos.
  3. Procariotos (sem organização celular).
  4. DNA (cromossomo circular)
  5. Citoplasma: H20, DNA, aminoácidos, ácidos graxos e açúcares.
  6. Nutrição.
Bactérias

Domínio Bactéria, nesse domínio os mais antigos são hipertemófilos, ou seja, bactérias capazes de sobreviver nos ambientes de altas temperaturas.

Domínio Arqueas reúne microorganismos procarióticos que apresentam algumas características distintas das bactérias, como diferenças na composição da parede celular, na estrutura do material genético e no metabolismo.

A membrana plasmática da célula bacteriana não contém colesterol, além de outras diferenças de composição.

Externamente a maioria das bactérias apresenta uma parede celular, que é rígida e protege a célula, impedindo que ela se rompa pela entrada excessiva de água. A parede também define o formato de célula.

Muitas bactérias tem ainda uma cobertura glicídica, denominada cápsula, que em bactérias patogênicas, facilita a aderência aos tecidos específicos do hospedeiro. A cápsula também proporciona proteção contra vírus bacteriófagos, anticorpos do sistema imunitário e dessecação, uma vez que retém água.

Coloração da membrana (coloração de Gram)

As bactérias podem se corar de roxo, e são ditas Gram-positivas, ou adquirir a coloração rosa, e são chamadas Gram-negativas. Essa diferença de coloração é consequência da estrutura da parede, nas bactérias Gram-positivas a parede é composta de apenas uma camada, que é mais fina, há outra camada formada por lipídios e proteínas.

Importância das bactérias com relação ao meio ambiente, alimentação humana e evolução planetária

Os seres procarióticos exercem diversas funções ecológicas, como decomposição, produção de gás oxigênio e de matéria orgânica . Eles são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos.

A indústria de laticínios utiliza bactérias para a produção de coalhadas, iogurtes e queijos e para a transformação do álcool presente no vinho em ácido acético, o que dá origem ao vinagre.

A indústria farmacêutica usa bactérias para a produção de antibióticos e vitaminas.

Reprodução sexuada da bactéria: 

Transformação: bactéria receptora capta, do meio, pedaços livres de DNA -em geral com poucos genes- de bactérias já mortas. Por permitir que a bactéria incorpore fragmentos de DNA de outras bactérias, é bastante utilizada em biotecnologia.

Conjugação: transferência de DNA de uma bactéria doadora para outra, receptora, através de um tipo de pili presente apenas nas bactérias que possuem um plasmídio denominado F, que, em geral, é transferido a outra bactéria se separam e ambas se reproduzem assexuadamente.

Transdução; transmissor dos genes é um bacteriófago. Este inicia um ciclo lítico, durante o qual incorpora pedaços do DNA da bactéria ao seu próprio DNA e, quando infecta outra bactéria, os transfere a ela.

Bibliografia; Ser Protagonista Biologia - Volume 2






Nenhum comentário:

Postar um comentário