segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Introdução à botânica

Botânica

¨A Botânica é a ciência que estuda as plantas

Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Esta ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.

A história desta área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: "Sobre a História das Plantas" (Historia Plantarum) e "Sobre as Causas das Plantas".

O alemão Otto Brunfels, no século 16, publicou uma obra denominada Herbarium, com informações precisas sobre algumas espécies de plantas e, dois séculos depois, o botânico sueco Lineu propôs a nomenclatura binomial para identificação, também, deste reino vivo. Seu sistema de classificação era baseado na posição e número de estames na flor. Ambos são considerados como os pais da botânica científica.

Eicher, mais tarde, propôs a subdivisão do Reino Plantae em criptógamas e fanerógamas: plantas sem e com flores, respectivamente. Outro cientista, Engler, propôs a classificação entre talófitas e cormófitas, sendo estas últimas as que possuem raiz, caule e folhas. Atualmente, com o advento da filogenia e avanço da Biologia Molecular, outras formas de classificação vêm sendo propostas.

Em nosso país, o estudo dos vegetais foi impulsionado pela chegada da corte portuguesa, tendo como conseqüência a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1808, por D. João VI.

Desenvolvimento ao estudo
Botânica é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.
Plantas, também chamadas de Embriófitas, são seres vivos fotossintetizantes que possuem embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte do ciclo de vida. Distintas dos demais seres vivos por seu ciclo de vida mais que pela fotossíntese (algumas espécies são heterotróficas secundárias, sem pigmentos verdes). Adaptadas basicamente para a vida na terra. Composta de dois grupos informais: avasculares e vasculares, sendo o último subdividido em plantas sem e com sementes. As plantas com sementes podem ainda formar ou não flores. Todas as células das plantas possuem plastídeos que quando expostos à luz podem converter-se em cloroplastos.
Dia nacional da Botânica - 17 de Abril
O dia é dedicado ao botânico alemão Cari Friedrich Phillipp von Martius, consagrado o "Pai das Palmeiras" no Brasil. Um dos naturalistas mais famosos do século XIX, von Martius nasceu no dia 17 de abril de 1794 e chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1817, como parte de uma comitiva de intelectuais que acompanhava dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I. Em três anos de estudos, ele explorou 12 mil espécies da flora brasileira. Até a data de sua morte, foram catalogadas 300 mil espécies do mundo inteiro, sendo a metade existente na bacia Amazônica. Phillipp von Martius morreu em 1868. O decreto que instituiu uma homenagem a ele também declarou a carnaúba, considerada a palmeira brasileira, como planta-símbolo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
Perguntas e respostas
Pergunta:
Como se estima o período de vida das plantas?
Resposta:
Para cada planta é feito um estudo para obter o seu tempo de vida.Esse trabalho é realizado por botânicos que possuem projetos a longo prazo e que necessitam de muito tempo para a investigação nos locais em que a planta vive e através de registros fósseis.
Pergunta:
Por quê não devemos acabar com um elemento seja animal,planta,ou qualquer outro que faça parte de um ecossistema?
Resposta:
Um ecossistema é um sistema fechado,interdependente,ou seja,tudo depende um do outro,se acabarmos com um elemento haverá um efeito na cadeia que prejudicará todos os outros,destruindo algum ou todo o ecossistema.Os animais e os humanos tem o seu nicho* ecológico, que é apel deles com o ambiente à sua volta.Exemplo,se um animal se extigue,o ambiente se desequilibra,seus caçadores não terão o que comer,suas presas irão se multiplicar agora que não tem quem as devore,seus excrementos fariam falta para nutrir o solo,no caso de uma abelha,não haveria polinização,enfim,sua função e utilidade é sem dúvida,, necessária para um ecossistema equilibrado.
Nota: * Espaço ocupado por uma espécie num ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário